Perfil do jovem consumidor brasileiro
A classe média está se tornando cada vez mais consumidora no Brasil. É o que aponta pesquisa feita “Data Popular”. As análises apontam que os jovens de classes C/ D/E serão, já em 2010, uma parcela importante no consumo de produtos.
Para manter a força nas compras, os jovens procuram se estruturar no campo educacional. Enquanto em 2002, 11% dos analisados estavam cursando um ensino superior, o número aumentou em 2009, para 19%.
Mais do que uma preocupação com o grau de escolaridade, estes mesmos jovens estão atentos ao que acontece no mundo da moda e da cosmética. Boa parte dos perfilados consome produtos originais, como por exemplo, tênis. Muitos deles, aliás, estão comprando, pela primeira vez, carro e computador.
De olho neste mercado consumidor, empresas como Nestlé, Casas Bahia e Coca-Cola já preparam ações estratégias para atrair o público.
Folha de São Paulo 02/03/10
O texto extraído do site do jornal Folha de São Paulo, nos mostra a relevância econômica de uma parcela da juventude brasileira que até tempos recentes não era vista sequer como: grupo de risco, excluídos, marginalizados. Entretanto, a nossa reflexão deve ser encaminhada para a relação direta que deve existir entre ascensão econômica e a garantia dos direitos sociais.
Vejamos o que os candidatos tem a dizer sobre o tema, a partir de então formemos a nossa opinião.
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