quinta-feira, 21 de abril de 2011

ABRIL NA HISTÓRIA - CURIOSIDADES SOBRE O MÊS DE ABRIL


Confira alguns fatos marcantes ocorridos no mês de abril ao longo da história humana.

1986
À 1h23, o superaquecimento do reator nuclear 4 da Usina de Chernobyl, na Ucrânia, então União Soviética, provocou o maior acidente atômico da história. Uma série de explosões deslocou uma carcaça de 2 mil toneladas, matou 32 funcionários e obrigou que 30 mil pessoas evacuassem, no dia seguinte, a cidade ao redor da usina. Mas a nuvem de isótopos radioativos criada com a explosão, de 5 quilômetros de altura, espalhou-se com o vento para pela Ucrânia, Bielorússia, Rússia, França e Itália. Assim como os bombeiros que tentaram controlar o incêndio na usina, 8 mil ucranianos morreram semanas depois da tragédia por causa dos índices de radioatividade. Inutilizando terras e rios de vários países, o acidente tornou-se um marco da história do pensamento ecológico em todo o mundo. “Chernobyl foi o grande empurrão para a atuação em rede e globalizada dos movimentos ecológicos”, afirma Filipe Costa, coordenador do Núcleo de Estudos em Meio Ambiente, Tecnologia e Direito de Florianópolis (SC). Com mais razão e mais ouvintes, a causa ecológica iria muito além da falta de segurança das usinas nucleares.
Dia 26, na Ucrânia
648 a.C.
Ao escrever que “Zeus transformou o meio-dia em noite, escondendo a luz solar”, o poeta registra, pela primeira vez, um eclipse total do Sol.
Dia 6, na Grécia
711
Jabal Tarik , tenente e governador de Tânger, no atual Marrocos, organiza uma invasão com 7 mil pessoas contra terras espanholas ocupadas por visigodos. É um marco da conquista muçulmana na Europa.
Nos últimos dias de abril, no estreito de Gibraltar
1204
Em vez de seguir para o Egito, europeus da Quarta Cruzada saqueiam a cidade de Constantinopla, provocando um conflito entre cristãos e cristãos ortodoxos.
Dia 12, na atual Turquia
1500
Após 44 dias de viagem pelo oceano Atlântico, 13 caravelas, lideradas pelo português Pedro ÁlvaresCabral, chegam à terra que viria se chamar Brasil.
Dia 22, no litoral da Bahia
1799
A Assembléia Nacional Francesa encomenda ao engenheiro Etienne Lenoir a construção de uma barra de platina com duas marcas paralelas. Seria o protótipo da unidade fundamental de comprimento, ometro.
Dia 24, em Paris
1803
O imperador Napoleão Bonaparte vende o território da Louisiana aos Estados Unidos por 15 milhões de dólares. O negócio faz o país americano dobrar de tamanho e intensificar a migração para o sudoeste da América do Norte.
Dia 30, em Paris
1817
O barão Carlos Federico von Drais mostra ao mundo a “draisine”, protótipo do que seria a primeira bicicleta. Composta de duas rodas de carroça e suportes de madeira, a invenção fez sucesso imediato.
Dia 24, em Karlsruhe, na Alemanha
1948
Entra em vigor o Plano Marshall, o programa de ajuda aos países destruídos na Segunda Guerra criado pelos Estados Unidos para evitar o avanço do comunismo na Europa.
Dia 2, em Washington
1982
Começa a Guerra das Malvinas, a disputa pelo domínio do arquipélago sul-americano travada entre Inglaterra e Argentina. Depois de 74 dias, a Inglaterra sairia vitoriosa, restabelecendo seu domínio sobre as – “Ilhas Falkland”, como são chamadas no país.
Dia 14, nas Ilhas Malvinas
Nasceu...
Adolf Hitler - 1889
Líder do Partido Nacional-Socialista alemão, criou uma política expansionista que provocaria a Segunda Guerra Mundial.
Dia 20, na Áustria
...Morreram
Georges-Jacques Danton - 1794
Um dos líderes do Partido Jacobino, foi acusado de enriquecimento ilícito e conspiração contra o regime de terror instalado na França pós-revolucionária, e condenado à guilhotina.
Dia 5, em Paris
Chiang Kai-Shek - 1975
Presidente chinês adversário dos comunistas, fugiu do país em 1949, criando uma segunda república chinesa na ilha de Taiwan, que governou até sua morte.

Fonte: Aventuras na História

Nenhum comentário:

Postar um comentário