sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Classe Média

Sabe-se que as novas dinamicas sociais originadas a partir das transformações estruturais promovidas pela globalização alteraram siginificativamente a papel dos segmentos sociais nas lutas cotidianas pelos direitos dos cidadãos. Com isso, a classe média que, outrora, fora o baluarte da luta pela democracia e pela liberdade, transforma-se, de modo sintético, naquilo que o cantor e compositor Max Gonzaga apresenta na canção a seguir:


10 comentários:

  1. A classe média é uma classe social presente no capitalismo moderno que se convencionou tratar como possuidora de um poder aquisitivo e de um padrão de vida e de consumo razoáveis, de forma a não apenas suprir suas necessidades de sobrevivência como também a permitir-se formas variadas de lazer e cultura, embora sem chegar aos padrões de consumo eventualmente considerados exagerados das classes superiores. A classe média surgiu como uma consequência da consolidação do capitalismo e não antes dele devido aos fatores de segmentação social em camadas, resultantes do desenvolvimento econômico; é um fenômeno típico da industrialização.

    Kauane Soares

    ResponderExcluir
  2. A música apresentada no blog “Classe Média”, cantada por Max Gonzaga da banda Marginal, mostra a realidade que convivemos no século XXI, pois com tanta tecnologia e conhecimento adquirido pela globalização, tem-se como conseqüência uma sociedade egoísta que não se importa com os problemas dos cidadãos que fazem parte da sociedade brasileira.
    A crítica musicada é uma forma mais descontraída e sintetizada para falar como a sociedade brasileira esta alienada pela mídia e como os conceitos de globalização tem mudado, porque os próprios brasileiros não sabem usa essa arma, que poderia esta mudando essa realidade de vida que estamos acostumados a ver.

    Ritielle Borges (3º ano)

    ResponderExcluir
  3. Todos querem frisar que somos uma sociedade muito desigual, dividida entre ricos e pobres, entre elite e povo, e a classe média surge mais como um detalhe casual,é claro que entre o alto e o baixo existe o médio.Nessa música é possível identificar uma crítica ao comportamento da classe média quanto sua imparcialidade dos problemas que afetam a classe de baixo status. É igualmente possível observar uma crítica a mídia.



    Letícia Sanches

    ResponderExcluir
  4. Classe media é uma classe social presente no capitalismo moderno, uma pessoa que tem dinheiro e outra que não te. O rico nunca admite que tem dinheiro e o pobre nunca admite que é pobre. Na música acima eu pude perceber que pessoas da classe alta não ta nem ai se os de classes mais baixas estão com problemas que afetam o “espaço” deles ou não, pra eles tanto faz. Vivemos em uma sociedade super desunida, uma sociedade dividida entre classe alta e classe baixa e entre o alto e o baixo tem o médio que é só um “detalhe acidental” entres as outras classes.

    ResponderExcluir
  5. Estamos vivendo em uma época onde estamos sendo dominados pela globalização.A classe média é uma classe social presente no capitalismo, e que de certa forma é escrava da globalização.A busca pelo corpo perfeito , por cosméticos de beleza , por carros de alta tecnologia , celulares, tv LCD, etc.Esses são alguns exemplos que levam a classe média ao consumismo muitas vezes desnecessários.Isso faz com que a classe média seja cada vez mais egoísta, e individualista, importando-se apenas com sigo mesmo, esquecendo dos seus deveres de cidadãos.

    TATIANE SANTOS DE CARVALHO (2º ANO)

    ResponderExcluir
  6. A musica fala sobre as classes sociais do nosso país. Existe ainda muito preconceito no Brasil entre essas classes. Na sociedade que vivemos as pessoas não respeitam as outras, nunca pessam nos em ajudar seus próximos, só pensam em se mesmo.
    Isso tem que mudar em nosso país, precisamos da união das pessoas pra que a convivência e o preconceitos onde moramos mude.

    ResponderExcluir
  7. O video fala sobre as classes socias do nosso país. No Brasil existe ainda o preconceito entre essas classes. As pessoas só pensam em si mesmo, não pensam nunca em ajudar os outros.Precisamos de da união em em nosso país, que as pessoas se ajudem, pra fazer o nosso Brasil em um país melhor.

    ResponderExcluir
  8. Vivemos em um mundo onde as pessoas criam uma idéia de ser ''um mundo dividido'', onde se encontra a classe dos ricos e a dos pobres.Mas não é assim, pois pensam somente nas pessoas que têm condições ,e as que não tem são ''excluidos'' da sociedade por não terem condições suficiente para ter tudo do bom e do melhor.As pessoas têm que se consientizar que não podemos viver em um mundo com preconceito por causa de classes ,têm-se que unir para termos um mundo melhor.

    ResponderExcluir
  9. Essa música retrata quase exatamente o que se passa na sociedade da classe média, preconceito com os mais pobres, e benefícios especiais que os tornam mais 'importantes' que o resto da população.
    Também fala sobre a preferência que a mídia tem com a classe média, não que nos jornais só falem sobre assuntos direcionados à eles, pelo contrário. A mídia comercial (especialmente a televisiva) está voltada PRINCIPALMENTE para o público mais adinheirado, que se encantam com os comerciais e vão correndo às compras.

    Alexandre Lima 2º ano

    ResponderExcluir
  10. a música trata da realidade em que vivemos hoje em dia, pois as pessoas na maioria das vezes só se importam com si próprias, não pensam no proximo, o que importa realmente para algumas pessoas é sua classe social, a marca de sua roupa ou o carro em que se anda e esquecem dos valores que realmente importam para nossa sociedade e que fariam uma enorme diferença se todos nós soubessimos como implantar esses valores no nosso cotidiano.

    ResponderExcluir