Sempre pintada como vilã nos filmes de ação, ela é, na verdade, uma vítima!
Por: Jean Remy D. Guimarães, Instituto de Biofísica, Universidade Federal do Rio de Janeiro
Você já deve ter visto esta cena nos filmes de ação: de repente, alguém pisa em um terreno não muito seguro e começa a desaparecer. É areia movediça! Socorro! Aí, o mocinho aparece e puxa a pessoa para fora, evitando uma tragédia – ufa!
Cá entre nós, o cinema comete uma grande injustiça com a areia movediça. Ela passa por vilã da história quando, na verdade, é mais uma vítima. Sim, caros leitores: a areia movediça é uma vítima do excesso de água!
Você pode entender isso melhor experimentando caminhar na beira do mar, com o vai e vem das ondas. Quando a onda passa por seus pés, a areia parece se tornar mais fofa, voltando a endurecer quando a onda se recolhe. Essa é uma amostra, digamos, fraquinha do efeito areia movediça. Quando a onda recua, a água que está entre os grãos de areia vai na mesma direção, deixando a areia mais seca, com grãos mais próximos uns dos outros, que resistem a se mover. Já se houver muita água entre os grãos, a areia fica com aspecto liquido, os grãos bóiam nesta água e se movem mais facilmente.
O excesso de água diminui muito a sustentação da areia e, aí, se algo cai sobre um líquido e é mais denso do que ele, afunda. Mas temos duas boas notícias: a primeira é que as areias movediças raramente passam de um metro de profundidade, a outra é que nós somos menos densos do que a areia, portanto, se relaxarmos, boiaremos! Simples assim.
O segredo para escapar da areia movediça é não entrar em pânico e não se debater, fazer movimentos muito lentos, deitar de costas, com os braços afastados do corpo, e ir nadando para a margem de forma beeeem lenta.
Areias movediças só se formam em locais onde há uma fonte de água permanente, que abastece o solo por baixo ou pelo lado. Podem ser pântanos, barras de rios, locais onde brotam minas d’água e fontes hidrotermais, por exemplo.
Os únicos lugares onde é garantido se deparar com uma areia movediça traiçoeira é nos estúdios de cinema.
Fonte: REVISTA CIÊNCIA HOJE DAS CRIANÇAS
Nenhum comentário:
Postar um comentário