Os temas de atualidades são um bom ponto de partida para os estudos e a Geografia é uma disciplina propícia para se estabelecer relações entre conceitos e fatos cotidianos. Neste caso, o tema circuitos de produção mundial coloca o fenômeno da indústria de tecnologia e especificamente a Apple de Steve Jobs neste caso.
A instalação da fabricante taiwanesa Foxconn no Brasil, neste ano, para produção do iPad é um assunto propício ao estudo da globalização financeira e produtiva, a divisão territorial do trabalho e da produção, além da geografia das redes, que trata dos fluxos materiais e imateriais na globalização. A dica é da professora Maria Aparecida de Jesus Sousa, do Colégio Meritum.
O conteúdo de Geografia desta semana requer análises sobre a indústria e agropecuária. “A inserção da tecnologia no campo e o agronegócio levam a um paradoxo, em que a terra deixa de estar atrelada à necessidade básica de alimentação, subordinando-se à lógica capitalista”, comenta a professora. Um dos efeitos é o fenômeno das monoculturas, não apenas no Brasil. “Áreas do Sudão, por exemplo, são arrendadas por China e Japão para produção. Por outro lado, existe população com fome, dependendo de ajuda humanitária, na região”, comenta.
Quanto à indústria, a professora destaca parceria entre Brasil e China, o PAC do governo federal e o grupo dos BRICs – Brasil, Rússia, Índia e China, como pontos de atenção.
A dimensão cultural na globalização e o meio ambiente e os recursos naturais nas relações internacionais também entram nesta matéria.
UOL Educação
Nenhum comentário:
Postar um comentário