No último dia 28 de fevereiro, em Long Beach – no estado da Califórnia – , ao mesmo tempo em que o mundo concentrava suas atenções no tapete vermelho do Oscar, começou um evento do qual você provavelmente nunca ouviu falar. Identificado por uma sigla – TED, que em inglês representa Tecnologia, Entretenimento e Design – o evento acontece anualmente em duas edições (uma nos EUA e outra na Inglaterra). Nele, inovações dentro dessas três áreas, que serão pauta de discussão para os reles mortais apenas dali a meses, aparecem pela primeira vez para uma plateia seleta de gênios dessas áreas e gente influente de todo o mundo.
O TED já foi o primeiro palco de inovações como o primeiro Apple Mac, a primeira tela sensível ao toque ou o primeiro CD. Foi no palco de uma das edições do TED também que Al Gore proferiu pela primeira vez a palestra que se tornaria, anos depois, o documentário premiado "Uma Verdade Incoveniente".
O desafio do TED é que os grandes inovadores consigam dar “a palestra da sua vida” em apenas 18 minutos, com um tema predeterminado. Os mais inspirados são premiados com uma verba de US$ 100 mil para ajudá-los a construir sua visão de um mundo melhor.
No fim do evento - no dia 5 de março - , todas as palestras são legendadas (em inglês) e disponibilizadas no site do TED sob licença Creative Commons, permitindo que qualquer um as publique em seu site ou blog. Os organizadores ainda permitem que voluntários façam a legendagem das palestras em suas línguas natais – e existem muitas já traduzidas em português.
O tema deste ano é “Redescobrindo as Maravilhas” e o palco será ocupado por gente de áreas tão distintas quanto Bill Gates e o chef de cozinha Jamie Oliver, que irá contar como anda seu compromisso sacramentado (e premiado) no TED do ano passado de combater a obesidade do mundo.
Esta edição também levará a teleconferência a novos patamares com a astronauta Catherine Coleman falando diretamente da Estação Espacial Internacional.
Nas próximas páginas você vai conhecer alguns dos inovadores que contribuirão para o TED – e para o mundo como um todo.
E na página do TED você pode acompanhar o blog com os destaques deste ano, navegar pelas palestras dos últimos anos (são mais de 700) e, quem sabe, contribuir com legendas para um vídeo que você ache legal.
Bill Gates
Gates é uma dessas personalidades que dispensam informações, além do próprio nome, no cartão de visitas. Fundador da Microsoft – onde levou adiante seu sonho de ver “milhões aprendendo seu potencial através de grandes softwares - e um dos grandes responsáveis pela revolução dos PCs, Gates se aposentou em 2008 para cuidar apenas da fundação filantrópica que preside ao lado da mulher, Melinda.
O Bill Gates deste novo século acredita que “toda vida tem o mesmo valor (não importa onde elas são vividas)”. Os investimentos da Bill and Melinda Gates Foundation abragem áreas distintas como programas de combate ao HIV/AIDS, bibliotecas, pesquisa em agricultura e ações em locais de desastres.
Neste ano, a participação de Gates no TED é um pouco diferente: ele atua como o curador das palestras do primeiro dia do evento.
Anualmente ele publica uma carta aberta onde ele conta os objetivos alcançados na Fundação. Ele também mantém um site pessoal, o The Gates Notes
Aaron Koblin
Koblin é um artista especializado em tecnologias e dados digitais. Seu trabalho envolve objetos do dia-a-dia aliados a dados criados de forma comunitária para refletir as mudanças nos relacionamentos entre humanos e tecnologia.
Koblin já criou trabalhos para bandas como o Radiohead (fez o vídeo da música House of Cards) e com o ganhador do Grammy deste ano, Arcade Fire. Seu projeto mais ambicioso se chama The Johnny Cash Project, onde ele convida pessoas do mundo todo a criarem um retrato do músico para criar um vídeo – cada desenho ou foto será um frame do vídeo.
O resultado pode ser visto no site do projeto.
Dennis Hong
Hong é fundador e diretor do RoMeLa, laboratório de robótica instalado em Virgínia pioneiro em design e engenharia robótica.
Seus estudantes criam projetos especializados em locomoção e designe de mecanismos. Lá foram desenvolvidos o premiado robô humanóide Darwin.
Mas os trabalhos mais impressionantes do laboratório são os chamados “soft-body robots” que usam a “pele” como forma de locomoção, à maneira das amebas.
Para completar, Hong ainda é chef de cozinha e mágico – ele faz show para a caridade e apresenta palestras sobre a ciência por trás da mágica.
Eythor Bender
Bender é CEO da empresa Berkeley Bionics, especializada em aumentar a capacidade humana com dispositivos de inteligência artificial que podem ser “vestidos” chamados de exoesqueletos, ou robôs de vestir.
Christina Lampe-Onnerud
É bem provável que você esteja interagindo, de uma forma ou de outra, com o trabalho de Chistina neste exato momento.
Ela é pioneira no uso de íons de lítio e outros materiais para criar baterias mais eficientes, seguras e duráveis para laptops e carros elétricos. Seu trabalho ainda inclui armazenamento de energia.
Jamie Oliver
O chefe de cozinha foi o palestrante premiado no ano passado. Voltou aos palcos do TED este ano para apresentar os frutos do seu sonho de “mostrar às crianças do mundo todo o que é comida saudável e ensinar as famílias a cozinhar novamente”.
Oliver conseguiu uma parceria com a Associação Americana do Coração (AHA, na sigla em inglês) para a criação de centros comunitários onde pessoas poderiam aprender as regras básicas da cozinha e o preparo de pratos simples e nutritivos. Os cinco primeiros centros serão instalados em Nova York, Baltimore, Los Angeles, Cleveland e Dallas nos próximos 18 meses.
Atualizado: 3/3/2011 16:45
Fonte: MSN Tecnologia
Nenhum comentário:
Postar um comentário