Vamos aos fatos!
A audiência é o motor que move a televisão e todas as outras mídias.
Mas como vemos no gráfico acima, desde 2005 a audiência do programa caiu vertiginosamente.
Os principais motivos para a queda na audiência são:
* Aumento na quantidade de reality shows.
* Grande crescimento das outras emissoras.
* Mais opções de entretenimento.
* Popularização da Internet.
* Quantidade abusiva de anúncios durante o programa.
Ainda assim, cada vez mais as grandes marcas do país estão interessadas em comprar suas cotas de anúncios no BBB. Não porque mais pessoas estão vendo, mas por causa da maior concorrência pelo espaço publicitário que é o Big Brother Brasil.
Escândalos, manchetes, brigas e polêmicas fazem o reality ultrapassar os limites do vídeo.
Um erro em uma prova de líder patrocinada pode render alguns milhares de reais a marca envolvida, pois os vídeos polêmicos acabam alcançando um número muito grande de espectadores no YouTube.
Cada ano aumentam o número de merchandisings e patrocinadores, e cada vez mais se vê propagandas por tudo dentro e fora da casa. Em cada edição criam novos espaços para anunciar.
E também a cada ano aumentam os valores das cotas de patrocínio.
O valor arrecadado em cada Big Brother é cada vez mais absurdo.
Com 2 bilhões de reais “conquistados” o reality show no Brasil é um dos que mais faturou entre os BBBs no mundo todo.
Ao contrário do que muitos pensam, as ligações representam uma porcentagem muito pequena diante do valor dos patrocínios e merchans. Agora algumas cotas de patrocínio e de inserções nos comerciais chegam a custar mais de 10 milhões!
Este montante é dividido entre a Globo, a Globo Endemol (sim, a globo comprou parte da Endemol também!) e os custos do programa.
Por si só o programa não gasta tanto, tendo em vista que a reforma da casa é patrocinada, e que praticamente todos os produtos e custos com os participantes são também peças de merchandising.
Os participantes ganham um salário semanal de 500 reais além de um salario mensal de 1200, isto referente a quantidade de semanas passadas na casa. E ao final do programa são distribuídos aos vencedores os prêmios de 1 milhão e meio de reais.
O maior interesse da Globo no BBB é chegar ao limite desta “nova” maneira de anunciar.
O Big Brother no Brasil foi a experiência mais bem sucedida de Branded Entertainment no mundo.
(Via: Paranóicos & Caixa Pretta )
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