terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Mapa 6ª Série

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Empresários Brasileiros Fortes na Economia Global


Eles têm alma de banqueiros, só entram em companhias em que podem dar as cartas, chegaram a ser considerados oportunistas nos negócios e hoje mostram a empresários "puro-sangue" como gerir equipes e tornar rentáveis suas empresas.
Eles são os brasileiros do fundo 3G --Jorge Paulo Lemann, Beto Sicupira e Marcel Telles--, sócios desde o Banco Garantia, que formaram a maior cervejaria do mundo e compraram três ícones do consumo dos EUA: a cerveja Budweiser, a rede Burger King e o ketchup Heinz.
Com a promessa de bônus agressivos e de dar a chance de um office-boy chegar à presidência (caso de Telles, que entrou no Garantia como boy e comandou a Ambev), eles levaram às empresas por onde passaram a cultura da meritocracia, também conhecida como a política da "cenoura e do porrete".
Onde chegavam trocavam os presidentes e traziam para a área financeira executivos capazes de elevar ganhos e cortar custos, mesmo que isso significasse demissões. Instituíram no vocabulário do empresariado brasileiro temas como metas de rentabilidade, eficiência, qualidade de produto e ambição de ganhar espaço fora do Brasil.
A entrada no mundo das empresas aconteceu quando o Garantia comprou a quase falida Lojas Americanas em 1982 e a Brahma em 1989.
Enquanto o mercado apostava que eles sairiam desses negócios, surpreenderam ao patrocinar a fusão com a arquirrival Antarctica, algo como unir Corinthians e Palmeiras.
Nascia a Ambev, surgia a preocupação com a concentração de mercado, e os empresários deixavam de ver os concorrentes como inimigos.
Passaram a enxergar nas fusões a possibilidade de ganhos de sinergia, menor competição e ganhos fiscais --a empresa não paga imposto ao comprar outra por um valor acima do mercado (ágio).
Não só ficaram no ramo de bebidas, contrariando a fama de oportunistas que compravam empresas quase falidas com o objetivo de vendê-las, como transformaram a brasileira Ambev na maior cervejaria do mundo, ao fundi-la com a belga Interbrew e depois com a americana Anheuser-Busch (Budweiser).
Há três anos, compraram o Burger King, que dobrou seu lucro no último trimestre, apostando no corte de custos. A política deve chegar à Heinz, adquirida anteontem em parceria com o bilionário Warren Buffett. No caminho, fica o sonho de adquirir a PepsiCo, rival da Coca-Cola.



Fonte: Folha de São Paulo

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Charges Globalização



Essas são duas das charges sobre a globalização produzidas pela turma da 8ª série da Escola Senhora Santana - 2013.

As autoras são Flávia e Hanna.
Em breve postarei mais algumas.




Sábios Conselhos

Estudar História


A IMPORTÂNCIA DE SE ESTUDAR HISTÓRIA
Por Lilian Aguiar

A história é uma ciência que estuda a vida do homem através do tempo. Ela investiga o que os homens fizeram, pensaram e sentiram enquanto seres sociais. Nesse sentido, o conhecimento histórico ajuda na compreensão do homem enquanto ser que constrói seu tempo.

   A história é feita por homens, 
mulheres, crianças, ricos e pobres; por governantes e governados, por dominantes e dominados, pela guerra e pela paz, por intelectuais e principalmente pelas pessoas comuns, desde os tempos mais remotos. A história está presente no cotidiano e serve de alerta à condição humana de agente transformador do mundo.

    Ao estudar a história nos deparamos com o que os homens foram e fizeram, e isso nos ajuda a compreender o que podemos ser e fazer. Assim, a história é a ciência do passado e do presente, mas o estudo do passado e a compreensão do presente não acontecem de uma forma perfeita, pois não temos o poder de voltar ao passado e ele não se repete. Por isso, o passado tem que ser “recriado”, levando em consideração as mudanças ocorridas no tempo.
As informações recolhidas no passado não servirão ao presente se não forem recriadas, questionadas, compreendidas e interpretadas.

            A história não se resume à simples repetição dos conhecimentos acumulados. Ela deve servir como instrumento de conscientização dos homens para a tarefa de construir um mundo melhor e uma sociedade mais justa.

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Imagens Fantásticas









Thomas Barbey 
Extraído do Blog Lista 10

City Rain - Jogo Educativo / Geografia Pura