quarta-feira, 25 de julho de 2012

8ª Série Senhora Santana

Acesse e Confira as Questões para Reflexão

 


REFLEXÕES SOBRE O FILME “QUEM QUER SER UM MILIONÁRIO”

Comentário:
O filme traz uma mensagem muito bonita e positiva em relação a índole do menino Jamal, sua confiança em não desistir nunca, amizade e lealdade ao seu irmão Salim, e sua paixão por Lakita. A história passa pelos subúrbios de Mumbai, mas sua realidade pode ser comparada a qualquer grande cidade brasileira. Mostra preconceitos e dificuldades que eles enfrentaram durante a vida, e apesar disso, Jamal nunca abriu mão de seus sonhos e com muito sacrifício sempre conseguiu conquistar seus objetivos. A história gira em torno do fato de um garoto sem estudo ganhar uma fortuna num programa de auditório, que ao ter que comprovar como sabia das respostas conta sua trágica e emocionante história de vida!



1 – Quais os elementos presentes na paisagem da cidade apresentada pelo filme que podem ser comparados a situação vivida por muitas das grandes cidades brasileiras?



2 – A exclusão e a desigualdade social são temas recorrentes tanto na Índia como no Brasil. Justifique a afirmativa.



3 -  Analise a afirmação a seguir e relacione-a ao filme assistido em classe.

Mais uma vez temos a prova concreta de que somos os únicos responsáveis pelas escolhas na vida. Mesmo nas piores condições mentais e físicas sempre teremos a chance de sucumbir ou de reerguer-se para a vitória.



4 – De que modo são retratados pelo filme os temas a seguir:

            - Trânsito, Criminalidade, Corrupção, Desemprego, Religão.

Trate separadamente sobre cada item.



5 – No que se refere, especificamente, ao continente asiático quais elementos presentes no filme são comuns a outros países como a China? Quais fatores históricos levaram estes países a vivenciar tais situações?



6 – Escreva um texto de no mínimo 20 linhas justificando ou refutando a idéia veiculada pelo fragmento a seguir.

O filme é uma prova crucial de que para muitas pessoas que não tem acesso a educação, o desenvolvimento mental e cultural ocorre através das suas experiências diárias. Sendo essas, a maior parte das vezes duras e difíceis. A inteligência não necessariamente se desenvolve nos bancos escolares, nos livros. Ela está acima de Universidade de renome, de livros caros.

Um comentário: