domingo, 27 de fevereiro de 2011

Blocos Econômicos


Desemprego e Cultura do Consumo em Imagens

 Três boas imagens garimpadas na web sobre o desemprego e a cultura do consumo.
Parabéns aos autores, obrigado pela valorosa contribuição. É só clicar e conferir.

Globalização em Imagens


sábado, 26 de fevereiro de 2011

O Brasil atual na visão dos americanos




Este vídeo foi enviado pelo amigo Luiz Antônio, mais novo colaborador do nosso espaço.
Vale a pena refletir.

WWF - We Are All Connected

Detalhes do BBB

O Big Brother Brasil está em sua 11º edição e, por mais que não liguemos nossa TV no horário do programa, acabamos sabendo sobre todos os escândalos e tudo que acontece no BBB.



É BOM SABER!

Do Blog Caixa Pretta.

Aurora boreal ilumina céu da Noruega

Martial Trezzini/Efe

21/02/2011 - 11h28


Fotos divulgadas nesta segunda-feira mostram a aurora boreal iluminando o céu de várias localidades da Noruega, como a vila Grotfjord e, mais recentemente, a cidade de Ersfjordbotn.

O fenômeno é criado a partir da colisão de partículas elétricas que são liberadas em explosões que acontecessem na superfície do Sol.

Quando chegam aos campos magnéticos da Terra, algumas dessas partículas ficam retidas e se chocam com moléculas e átomos presentes na atmosfera, o que gera a luminosidade.


Fonte: Folha Online Ambiente - Acesso em 26/02/2011 ás 09:22.


sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Gabarito Simulado Geórgia

1 – b

2 – a

3 – c

4 – e

5 – e

6 – e

7 – d

8 – c

9 – F,F,V,V,F

10 - c

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Sensacional, muita criatividade dos idealizadores.

PARA REFLETIR - Meu País

Sempre aparece um engraçadinho né...

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

O NAVIO NEGREIRO - CASTRO ALVES


I
'Stamos em pleno mar... Doudo no espaço
Brinca o luar — dourada borboleta;
E as vagas após ele correm... cansam
Como turba de infantes inquieta.
'Stamos em pleno mar... Do firmamento
Os astros saltam como espumas de ouro...
O mar em troca acende as ardentias,
— Constelações do líquido tesouro...
'Stamos em pleno mar... Dois infinitos
Ali se estreitam num abraço insano,
Azuis, dourados, plácidos, sublimes...
Qual dos dous é o céu? qual o oceano?...
'Stamos em pleno mar. . . Abrindo as velas
Ao quente arfar das virações marinhas,
Veleiro brigue corre à flor dos mares,
Como roçam na vaga as andorinhas...
Donde vem? onde vai? Das naus errantes
Quem sabe o rumo se é tão grande o espaço?
Neste saara os corcéis o pó levantam,
Galopam, voam, mas não deixam traço.
Bem feliz quem ali pode nest'hora
Sentir deste painel a majestade!
Embaixo — o mar em cima — o firmamento...
E no mar e no céu — a imensidade!
Oh! que doce harmonia traz-me a brisa!
Que música suave ao longe soa!
Meu Deus! como é sublime um canto ardente
Pelas vagas sem fim boiando à toa!
Homens do mar! ó rudes marinheiros,
Tostados pelo sol dos quatro mundos!
Crianças que a procela acalentara
No berço destes pélagos profundos!
Esperai! esperai! deixai que eu beba
Esta selvagem, livre poesia
Orquestra — é o mar, que ruge pela proa,
E o vento, que nas cordas assobia...
..........................................................

Passou no Vestibular. Como agir na hora do trote?

Veja como fazer do trote algo agradável



Fonte: http://blogdofovest.folha.blog.uol.com.br/

Acesso em 22/02/2011 ás 16h:03

Acesso à banda larga cresce 53% e atinge 36,1 mi no Brasil

SOFIA FERNANDES
DE BRASÍLIA

22/02/2011 - 11h49

De janeiro de 2010 a janeiro de 2011, o país teve um aumento de 53% no número de acessos à banda larga. Atualmente são 36,1 milhões de acessos à internet em alta velocidade, tanto de banda larga fixa como móvel.

Isso é o equivalente a 24 novas instalações por minuto no país durante esse período, segundo dados divulgados nesta terça-feira pela Telebrasil (Associação Brasileira de Telecomunicações).

O crescimento dos acessos móveis, como modems e terminais 3G (como os smartphones) foi de 85%.

Os serviços de internet rápida são ofertados hoje em 88% dos municípios do país, um total de 4.897 cidades.

Mais de 3 mil cidades ainda contam com uma única prestadora de serviço de acesso à banda larga, o que dificulta a redução de preços pela falta de competitividade.

Do Folha Online - Acesso em 22/02/2011 ás 15:51

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Brasil precisa de investimento em energia limpa, diz Ipea

Folha Online Ambiente - 16/02/2011 - 10h28

Acesso em 21/02/2011

A meta de consolidar uma matriz de energia "limpa" no Brasil a partir dos avanços em biocombustíveis e outras fontes alternativas requer um maior investimento para os próximos anos, apontou um estudo do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).

O relatório "Energia e Meio Ambiente no Brasil" reconheceu o potencial do país sul-americano, mas destacou a necessidade de aumentar os investimentos em pesquisa e projetos, sem vê-los como "um sacrifício para a economia nacional" e sim como uma política de "responsabilidade social e ambiental".

No caso dos biocombustíveis, para competir com os derivados do petróleo, o estudo sugere estímulos como os subsídios e até as isenções fiscais por parte do governo.

O estudo revela que o Brasil consome anualmente 25 bilhões de litros de etanol, segundo dados de 2009, e que essa demanda pode chegar aos 60 bilhões de litros em 2017.

Mais de 90% dos veículos automotores novos no Brasil estão dotados com a tecnologia flex, que permite a combustão com gasolina, etanol ou a mistura de ambos.

Apesar do crescimento da demanda de biocombustíveis no Brasil, o estudo mostrou também uma tendência ao aumento do consumo de combustíveis fósseis no país até 2030.

As mesmas projeções apontam que a energia eólica e a gerada a partir de resíduos sólidos também devem crescer no Brasil.


http://www1.folha.uol.com.br/ambiente/876405-brasil-precisa-de-investimento-em-energia-limpa-diz-ipea.shtml

Em tempos de falta de tolerância

Violência no Trânsito

Mundo tem que abandonar obsessão por crescimento, diz revista

da BBC Brasil - 17/10/2008 - 11h47

Em plena crise global, com governos e mercados preocupados com uma possível recessão mundial, a revista especializada britânica "New Scientist" foi às bancas nesta semana com uma capa na qual defende que a busca por crescimento econômico está matando o planeta e precisa ser revista.

Em uma série de entrevistas e artigos de especialistas em desenvolvimento sustentável, a revista pinta um quadro em que todos os esforços para desenvolver combustíveis limpos, reduzir as emissões de carbono e buscar fontes de energia renováveis podem ser inúteis enquanto nosso sistema econômico continuar em busca de crescimento.

"A Ciência nos diz que se for para levarmos a sério as tentativas de salvar o planeta, temos que remodelar nossa economia", afirma a revista.

Segundo analistas consultados pela publicação, o grande problema na equação do crescimento econômico está no fato de que, enquanto a economia busca um crescimento infinito, os recursos naturais da Terra são limitados.

"Os economistas não perceberam um fato simples que para os cientistas é óbvio: o tamanho da Terra é fixo, nem sua massa nem a extensão da superfície variam. O mesmo vale para a energia, água, terra, ar, minerais e outros recursos presentes no planeta. A Terra já não está conseguindo sustentar a economia existente, muito menos uma que continue crescendo", afirma em um artigo o economista Herman Daly, professor da Universidade de Maryland e ex-consultor do departamento para o meio ambiente do Banco Mundial.

Para Daly, o fato de o nosso sistema econômico ser baseado na busca do crescimento acima de tudo, faz com que o mundo esteja caminhando para um desastre ecológico e também econômico, dadas as limitações dos recursos.

"Para evitar este desastre, precisamos mudar nosso foco do crescimento quantitativo para um qualitativo e impor limites nas taxas de consumo dos recursos naturais da Terra", escreve.

"Nesta economia de estado sólido, os valores das mercadorias ainda podem aumentar, por exemplo, por causa de inovações tecnológicas ou melhor distribuição. Mas o tamanho físico dessa economia deve ser mantido em um nível que o planeta consiga sustentar", conclui Daly, que compara a atual economia a um avião em alta velocidade e a sua proposta a um helicóptero, capaz de voar sem se mover.

Reformar o capitalismo

Mas essas mudanças no sistema não serão fáceis. Em uma entrevista à revista, James Gustav Speth, ex-conselheiro do governo Jimmy Carter (1977-1981) e da ONU, afirma que o movimento ambiental nunca conseguirá vencer dentro do atual sistema capitalista.

"A única solução é reformarmos o capitalismo atual. Os Estados Unidos cresceram entre 3% e 3,5% por um bom tempo. Há algum dividendo deste crescimento sendo colocado em melhores condições sociais? Não. Os Estados Unidos têm que focar em indústrias sustentáveis, necessidades sociais, tecnologias e atendimento médico decente, e não sacrificar isso para fazer a economia crescer. Eu não defendo o socialismo, mas uma alternativa não-socialista para o capitalismo atual", diz.

Ele também faz críticas ao atual movimento ambientalista.

"A comunidade ambientalista, pelo menos nos Estados Unidos, é muito fraca quando falamos sobre mudança de estilo de vida, consumo e sobre sua relutância em desafiar o crescimento ou o poder das corporações. Nós precisamos de um novo movimento político nos EUA. Cabe aos cidadãos injetarem valores que reflitam as aspirações humanas, e não apenas fazer mais dinheiro.

Obsessão pelo crescimento

A revista também traz um artigo que discute o argumento de que o crescimento econômico é necessário para erradicar a pobreza e que quanto mais ricos ficam alguns, a vida dos mais pobres também melhora. É a chamada Teoria do Gotejamento.

Segundo Andrew Simms, diretor da New Economics Foundation, em Londres, este argumento, além de "não ser sincero", sob qualquer avaliação, é " impossível".

"Durante os anos 1980, para cada US$ 100 adicionados na economia global, cerca de US$ 2,20 eram repassados para aqueles que estavam abaixo da linha de pobreza. Durante a década de 1990, esse valor passou para US$ 0,60. Essa desigualdade significa que para que os pobres se tornem um pouco menos pobres, os ricos tem que ficar muito mais ricos".

Segundo ele, isto pode até parecer justo para alguns, mas não é sustentável.

"A humanidade está indo além da capacidade da biosfera sustentar nossas atividades anuais desde meados dos anos 1980. Em 2008, nós ultrapassamos essa capacidade anual em 23 de setembro, cinco dias antes do ano anterior".

Ele ainda afirma ser impossível que um dia toda a humanidade tenha o padrão de vida dos países desenvolvidos.

"Seriam necessários pelo menos três planetas Terra para sustentar essas necessidades se todos vivessem nos padrões da Grã-Bretanha. Cinco se vivêssemos como os americanos".

Para Simms, a Terra estaria inabitável há muito tempo antes que o crescimento econômico pudesse erradicar a pobreza.

Para que o mundo possa ter uma economia ecologicamente sustentável, segundo Simms, é preciso acabar com o preconceito de alguns em relação ao conceito de "redistribuição", que, para ele, é o único modo viável de acabar com a pobreza.

"Só foi preciso alguns dias para que os governos do Reino Unido e dos EUA abandonassem décadas de doutrinas econômicas para tentar resgatar o sistema financeiro de um colapso. Por que tem que demorar mais para introduzirem um plano para deter o colapso do planeta trazido por uma conduta irresponsável e ainda mais perigosa chamada obsessão pelo crescimento?".


http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ult272u457327.shtml Acesso em 21/02/2011 ás 20h:05

GABARITO DA AVALIAÇÃO 2º ANO e 3º ANO


Questões

Alternativas Corretas

1

B

2

D

3

D

4

D

5

E

6

Discursiva – Vemos em classe

7

C

8

Discursiva – Vemos em classe

9

E

10

A,B,C,D

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Viagem Pelo Universo



Vale muito conferir esse vídeo da NASA!

Desigualdades Sociais na Paisagem

MAFALDA E O OLHAR CRÍTICO SOBRE A SOCIEDADE.






Agradecimentos

É com enorme alegria que agradecemos aos amigos dos países abaixo pela participação no nosso blog:

Brasil

Portugal

Estados Unidos

Angola

Rússia

Reino Unido

Canadá

Cabo Verde

Alemanha

Coreia do Sul

O Espaço Não Pára, por isso continuemos a fazer deste blog um lugar de intercâmbio e movimento, saudações à todos a casa é de vocês.

A Hora da Poesia

O tempo

A vida é o dever que nós trouxemos para fazer em casa.
Quando se vê, já são seis horas!
Quando se vê, já é sexta-feira!
Quando se vê, já é natal...
Quando se vê, já terminou o ano...
Quando se vê perdemos o amor da nossa vida.
Quando se vê passaram 50 anos!
Agora é tarde demais para ser reprovado...
Se me fosse dado um dia, outra oportunidade, eu nem olhava o relógio.
Seguiria sempre em frente e iria jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas...
Seguraria o amor que está a minha frente e diria que eu o amo...
E tem mais: não deixe de fazer algo de que gosta devido à falta de tempo.
Não deixe de ter pessoas ao seu lado por puro medo de ser feliz.
A única falta que terá será a desse tempo que, infelizmente, nunca mais voltará.

Mário Quintana


Esse poema é dedicado àqueles que se deixam "engolir" pelo sentimento pós moderno de que o dia é curto demais para fazer tudo o que precisamos. Talvez o erro resida justamente aí, na compreensão (ou falta dela) exata do que realmente precisamos.

Boa Leitura!

Maravilhas da Terra

Agência Espacial Mostra Bota da Itália Vista do Espaço

Conhecida por seu formato de bota, a Itália foi fotografada pelo satélite Envisat que pertence às pesquisas no espaço realizadas pela ESA (Agência Espacial Europeia).

A imagem --tirada em 25 de janeiro e divulgada nesta sexta-feira-- mostra a cordilheira dos Apeninos, que está coberta de neve e aparece em branco na imagem. Na ponta da Itália, vê-se a ilha da Sicília.

A península italiana é cercada pelo mar Tirreno (em azul, à esquerda na foto), pelo mar Jônico (à direita, embaixo) e pelo mar Adriático (à direita,

em cima).

No litoral direito da bota, a área verde-clara indica sedimentos que são carregados até o mar pelos rios, e que acabam se espalhando pela costa com a ação das correntes oceânicas.







Fonte: www.folha.uol.com.br / Publicado em: 18/02/2011 ás 11h:07, acesso em 20/02/2011 ás 09h:40.

Vídeo Sensacional, como ele consegue fazer isso?


Para quem acha que já viu de tudo, mais uma incrível demonstração da criatividade popular.
Este vai sem referência, pois recebi via e-mail.

Maravilhas da Natureza

Filhotes de Leão Branco. Animais recém chegados em zoológico da Holanda, uma maravilha da natureza, pena que tenham que viver em cativeiro.
"O leão branco é um felino com mutação genética na cor".

Fonte: folha.uol.com.br

sábado, 19 de fevereiro de 2011

CURIOSIDADES GEOGRÁFICAS

Como nasce um rio?

alterar tamanho da fonte

diminuir tamanho da fonte

aumentar tamanho da fonte

Na maioria das vezes, a "gestação" de um rio começa com as chuvas em regiões montanhosas. As águas podem correr pela superfície ou infiltrar-se no solo. Outra possibilidade é ele nascer após o degelo da neve do cume de montanhas. As águas penetram perpendicularmente no solo, através de espaços vazios entre as rochas, até encontrar um extrato de rocha impermeável. Aí se forma o lençol freático, espécie de rio subterrâneo que pode estar a dezenas de metros de profundidade. O lençol freático flui subterraneamente, acompanhando o desenho do relevo, do local mais alto para o mais baixo. Com o tempo, porém, alguns pontos da superfície ficam tão desgastados pela erosão que acabam permitindo o brotamento das águas subterrâneas. É quando surge a nascente do rio. Acidentes geológicos, como terremotos, também podem fazer o lençol aflorar na superfície, dando origem a um manancial, o chamado olho d’água. No percurso rumo ao mar, o curso d’água encontra todo tipo de terreno. Quando passa por áreas mais íngremes, torna-se uma baita corredeira e segue cavando suas margens ao desgastar o solo ao redor. Nesses trechos, ele é chamado de rio juvenil. Em solos menos inclinados, o "bicho amansa" e flui ao longo de meandros, que o rio vai formando enquanto erode uma margem e deposita sedimentos na outra. Quando erosão e sedimentação se equilibram, o rio é chamado de maduro. Se não quiser ficar pelo caminho – como no caso dos riachos temporários, que têm o leito completamente seco em algumas épocas do ano –, um rio de respeito também precisa se hidratar. Isso ocorre nos vários momentos em que ele recebe as águas de rios menores, que se tornam seus afluentes. Também rolam as horas de calmaria total, em que o rio quase não desgasta suas bordas, fluindo preguiçosamente enquanto deposita sedimentos por onde passa. Nessas áreas, ele acaba formando vales largos e extensas planícies, sendo chamado de senil. Apesar do nome – juvenil, maduro e senil –, as fases do rio não têm a ver com idade, mas com o modo de fluir. Por exemplo, se ele vem na boa, num planalto, e encontra um degrau, passa de senil a juvenil de uma vez, despencando numa cachoeira. Seja como for, vencidos os obstáculos, o rio finalmente desemboca no mar, doce mar.

Retirado do portal da revista "MUNDO ESTRANNHO" ACESSO EM 19/02/2011 às 21:30

Imagem da Semana

O MUNDO SE MOVIMENTA EM TORNO DA DEMOCRACIA.
O que me preocupa, apenas, em toda esta história são os interesses das transnacionais e das potências imperialistas na "libertação" destes povos, pois cada regime autoritário possui décadas sem que o mundo se manifestasse de modo contrário a sua presença, hoje, a partir da heróica manifestação de cada povo, cada uma das empresas globais busca uma "fatia" para expandir seus mercados.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Enquanto o mundo se debate com questões referentes à obesidade e ao consumo desenfreado, a natureza mostra que o equilíbrio é o caminho para a saúde física e mental. Sigamos este exemplo

Pequena Notável!


Recebi este vídeo por e-mail, vale a pena conferir o talento que o ser humano é capaz de possuir. Graças à Deus pela sua imensa sabedoria.

Material Para a 6ª Série do Geórgia

Comparação
Regiões do IBGE x Regiões Geoeconômicas.

Material Para a 6ª Série do Geórgia

Regionalização Segundo o Geógrafo Milton Santos.
Imprimir uma cópia por aluno.

Material Para a 6ª Série do Geórgia

Regiões do Brasil Segundo o IBGE.
Imprimir uma cópia por aluno.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Poema Geográfico - O Todo e a Parte / O Global e o Local

O todo sem a parte não é todo;
A parte sem o todo não é parte;
Mas se a parte o faz todo sendo parte,
Não se diga que é parte, sendo todo.

Aberto o Concurso de Charges da 8ª Série SENHORA SANTANA

Atenção alunos da 8ª série, a expectativa é grande para sabermos quem será o grande vencedor do nosso concurso de charges.

Sucesso à todos!

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Fique Atento

Um dia, a Verdade andava visitando os homens sem roupas e sem adornos, tão
nua como o seu nome.E todos que a viam viravam-lhe as costas de vergonha
ou de medo e ninguém lhe dava as boas vindas.
Assim, a Verdade percorria os confins da Terra, rejeitada e desprezada.

Uma tarde, muito desconsolada e triste, encontrou a Parábola, que passeava alegremente, num traje belo e muito colorido.
- Verdade, por que estás tão abatida? - perguntou a Parábola.
- Porque devo ser muito feia já que os homens me evitam tanto!
- Que disparate! - riu a Parábola - não é por isso que os homens te evitam.
Toma, veste algumas das minhas roupas e vê o que acontece.

Então a Verdade pôs algumas das lindas vestes da Parábola e, de repente,
por toda à parte onde passa era bem-vinda.
- Pois os homens não gostam de encarar a Verdade nua; eles a preferem disfarçada.